O exame de Campimetria Ocular (ou exame de campo visual) é responsável por estudar o campo de visão, ou seja, por avaliar os possíveis defeitos do campo visual causados por algumas patologias.
Vamos saber mais sobre esse exame? Continue lendo o artigo.
Exame de Campimetria: o que é?
O exame de Campimetria (também conhecido como campimetria ocular ou exame de campo visual) é um procedimento que auxilia no diagnóstico de problemas nos olhos que prejudicam a capacidade do paciente de perceber os diversos estímulos que nos rodeiam mesmo sem estar focado neles.
Ou seja, a campimetria está relacionada com a avaliação da visão periférica do ser humano.
Para isso, existem dois tipos de campimetria ocular: a campimetria computadorizada (ou campo visual computadorizado) e a campimetria manual.
A campimetria computadorizada é realizada utilizando equipamentos eletrônicos e conta com um diagnóstico mais preciso. O exame também é conhecido como perimetria computorizada e pode ser monocular, realizada apenas num olho, ou binocular, realizada nos dois olhos.
Já o exame de campimetria manual também estuda o campo visual através dos comandos de um profissional treinado para o exame. Costuma ser útil para os casos em que o paciente tenha dificuldades para seguir os comandos do aparelho computadorizado.
Para que serve a Campimetria? Quais doenças ajuda a diagnosticar?
A campimetria é bastante eficaz para diagnosticar diversas doenças dos olhos. Conheça as principais doenças que podem ser detectadas a partir desse exame:
Coroidite (inflamação da coróide);
Problemas no nervo óptico, como papiledema e papilite;
Problemas neurológicos;
Intoxicação medicamentosa;
Alterações do campo visual;
Como é feito o exame de Campimetria Computadorizada
A Campimetria Computadorizada é um exame simples, indolor e rápido. Para sua realização, o paciente estará sentado e com o rosto colado ao aparelho campímetro. O aparelho funciona disparando luz em diferentes lugares e com intensidade variada, ao mesmo tempo que emite uma luz única ao fundo.
O paciente, então, deve focar apenas na luz permanente ao fundo e indicar por controle remoto em sua mão, cada nova luz percebida por sua visão periférica. Dessa forma, é possível medir o campo de visão do paciente.
Por que o exame é necessário?
Muitas doenças dos olhos provocam alterações no campo visual, ou seja, na amplitude que os nossos olhos conseguem ver. A perda da visão pode ser mais central ou mais periférica.
Na presença de algumas doenças como, por exemplo, o glaucoma, a visão espacial pode ser modificada e através do estudo do campo visual é possível detectar a exata alteração.
Uma visão perfeita consegue, por exemplo, enxergar em um ângulo de 60º em direção ao nariz, 100º em direção ao ouvido, 60º acima dos olhos e 75º abaixo dos olhos.
Uma redução de quaisquer desses limites, pode prejudicar a movimentação e a noção espacial do paciente.
Ou seja, pode interferir na habilidade de dirigir, na capacidade de leitura dinâmica ou mesmo no acompanhamento de quadros e gráficos, na facilidade de fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo, dentre tantas outras atividades do dia a dia.
Se você está apresentando essas dificuldades, clique aqui e agende agora mesmo uma consulta com um dos especialistas da Mondevi. Estamos preparados para cuidar da saúde dos seus olhos.
Recomendações gerais
Os pacientes que usam lentes de contato não precisam retirá-las para realizar o exame, mas devem sempre lembrar de levar a última receita médica da prescrição dos óculos ou trazer os óculos.
Além disso, pacientes que estão em tratamento de glaucoma devem falar com o médico sobre o uso de medicações antes da realização do exame de campimetria.
Para saber se você precisa realizar o exame de campimetria ou qualquer outro relacionado à saúde ocular, agende sua consulta conosco e obtenha orientação especializada de um oftalmologista.
Leia também: O que esperar de uma consulta ao oftalmologista?