A Fundoscopia (também conhecida como exame de fundo de olho, oftalmoscopia ou mapeamento da retina) é um procedimento que serve para examinar as condições do seguimento posterior do olho, das artérias, veias e nervos da retina, auxiliando no diagnóstico de doenças como glaucoma.
Acompanhe o artigo para saber mais sobre o exame, o que é e para que serve, o que mais ajuda a diagnosticar, como funciona e quem pode realizar o exame. Confira!
O que é a Fundoscopia e para que serve?
A Fundoscopia, como o nome sugere, é um exame de observação do fundo do olho, o que significa dizer que ele avalia a retina e demais estruturas internas. Se for mais amplo e incluir a avaliação da periferia da retina, ele também é chamado de mapeamento da retina.
Em geral, o exame serve para diagnosticar e acompanhar doenças do nervo óptico e da retina, estrutura localizada na parte posterior do globo ocular.
Além disso, a fundoscopia (ou oftalmoscopia) também pode auxiliar a entender aspectos de saúde geral do paciente.
O exame não é invasivo e dura cerca de 10 minutos.
Tipos de Fundoscopia
Existem dois tipos de fundoscopia: a direta e a indireta. A direta é realizada pelo clínico geral e, por ela, obtém-se uma imagem aumentada quinze vezes, mas com um campo de visão da retina mais restrito.
Já a indireta é mais especializada, realizada por um oftalmologista especializado em retina e vítreo, e permite uma visualização mais ampla da retina.
Quais doenças são diagnosticadas com a Fundoscopia?
A fundoscopia ou mapeamento de retina é bastante eficaz para diagnosticar diversas doenças oculares. Conheça as principais doenças que podem ser detectadas a partir desse mapeamento:
Doenças oculares ou sistêmicas dos recém-nascidos;
Hipertensão e hemorragia intracranianas;
Hipertensão arterial;
- Câncer nos olhos.
Como é realizado o exame de Fundoscopia?
Para o exame, as pupilas do paciente são dilatadas com uso de colírio, permitindo que o médico oftalmologista enxergue a parte do fundo do olho e avalie o nervo óptico, a retina, os vasos sanguíneos e a mácula (localizada no centro da retina, é a responsável pela visão centralizada).
O procedimento é realizado com o aparelho chamado oftalmoscópio, que projetará raios de luz no interior do olho, tornando visível toda sua estrutura interna.
Trata-se de um exame simples, indolor e rápido.
Existe alguma restrição? Quem pode realizar o exame?
O exame de fundo de olho pode ser feito em pessoas de todas as faixas etárias, desde bebês prematuros cujas mães sofreram infecções durante a gestação, até pessoas idosas, onde o teste pode detectar o surgimento de degenerações ligadas à idade.
Leia também:
Quando levar os filhos ao oftalmologista?
Degeneração macular: diagnóstico e tratamento
Problemas de visão que atingem pessoas com mais de 40 anos
Recomendações gerais
É recomendável que o paciente esteja acompanhado durante o procedimento, pois, como sua pupila será dilatada, a visão pode ficar turva por um certo tempo.
Se você deseja marcar o exame de Fundoscopia, clique aqui e agende agora mesmo a sua consulta na Mondevi! Nossos profissionais estão prontos para atendê-lo e cuidar da sua saúde ocular.
Leia também: Motilidade ocular: o que é, para que serve e como é feito?