A miopia é uma das dificuldades de visão mais comuns existentes hoje. Ela afeta cerca de 1 a cada 4 adultos.
Segundo uma pesquisa feita pelo El País, cerca de metade da população da Europa, entre 25 e 29 anos, são míopes.
Para entender melhor sobre esta patologia oftalmológica e diminuir possíveis dúvidas sobre a miopia, prossiga com a leitura do conteúdo.
O que é importante saber sobre a miopia?
É uma doença caracterizada pelo sintoma mais comum de ‘embaçar a visão’. Uma pesquisa realizada pela Academia Americana de Oftalmologia, estimou que cerca da metade da população mundial será míope em 2050.
Por ser extremamente comum, é uma doença rodeada de diversas dúvidas e curiosidades e, por isso, ter informações concretas e corretas auxilia tanto o míope quanto familiares e amigos próximos.
Leia também: Glaucoma: Tem cura? O que é, Sintomas e Tratamento
Quais são as dúvidas sobre a miopia?
Dentre as dúvidas mais comuns sobre o assunto estão:
A descoberta precoce é importante?
Sim, quanto mais cedo for descoberta, melhor.
A miopia, que é detectada em um teste conhecido por exame de refração, pode ser feito em qualquer idade, inclusive crianças pequenas e bebês.
A idade considerada ideal para realizar o primeiro exame em uma criança é a partir dos 6 meses de vida, quando se torna possível diagnosticar erros refrativos.
Mas, geralmente, a miopia é diagnosticada em crianças que já estão na fase escolar, uma vez que é no processo de alfabetização que a dificuldade de enxergar a distância se torna mais evidente, como enxergar o quadro, por exemplo.
Ficar muito tempo em frente ao computador pode favorecer seu surgimento?
Existem algumas teorias que tentam correlacionar o desenvolvimento da miopia com o uso constante de computadores, mas não existe relação, uma vez que o surgimento da patologia não tem associação com os aspectos do ambiente.
O uso constante de óculos e lentes de contato pode diminuir seu avanço?
Não. Seu avanço tem uma relação direta com o crescimento do globo ocular.
Desta forma, o uso tanto das lentes de contato quanto o uso constante dos óculos não vai interferir no avanço do problema, porém, vai facilitar com que a pessoa consiga enxergar objetos distantes da melhor forma.
Leia também:
Como se adaptar aos óculos de grau?
Óculos escuros: saiba por que eles são indispensáveis para sua saúde ocular
Qual a principal diferença entre a miopia e o astigmatismo?
A miopia nada mais é que um tipo de erro refrativo que ocorre no globo ocular, fazendo com os objetos distantes não foquem corretamente. Já o astigmatismo acontece por conta de uma curvatura irregular da córnea, que dificulta que os raios de luz cheguem ao mesmo ponto da retina.
É muito comum que as pessoas que possuem a miopia também tenham o astigmatismo.
Saiba mais em:
Miopia e Astigmatismo: qual a diferença? Existe relação?
Miopia e astigmatismo: como tratar as duas doenças juntas?
A miopia é fácil de ser notada?
Normalmente, nos primeiros estágios, ela não é notada. No entanto, quando os casos são mais severos, os sinais costumam ser mais evidentes.
Mas é fundamental notar os outros sintomas, além da visão turva. Tensão ocular e dores de cabeça frequentes são alguns dos principais indícios da miopia.
Informações complementares
Para corrigir o problema de miopia de forma definitiva, é possível buscar por cirurgias e tratamentos específicos, como é o caso da Moderna Técnica Smile, que além da miopia, pode corrigir também outras patologias oftalmológicas.
Vale ressaltar que estas dúvidas são superficiais sobre o assunto. Se você deseja informações mais específicas para diminuir outras dúvidas sobre a miopia, busque um oftalmologista. Agende sua consulta e conte com o Mondevi!
Gostaria de saber mais? Então baixe gratuitamente nosso Ebook Guia Completo sobre Miopia!